Como financiar um imóvel próprio?

Como funciona? 

Uma das opções que existem para quem deseja comprar um imóvel novo ou usado é financiar o pagamento. Esses financiamentos são feitos pelo banco, que pagam ao vendedor do imóvel o valor correspondente ao negócio. A partir daí a responsabilidade do comprador será pagar ao banco que já quitou a dívida. Nesse caso, o imóvel já fica ligado ao nome do comprador, mas não pode ser negociado enquanto não for quitada a dívida com o banco.

Condições necessárias

Existem diversas condições necessárias para o financiamento e isso vai depender de qual banco você escolher. Isso porque diversas instituições bancarias oferecem financiamentos e possuem as suas próprias condições de pagamentos, taxas de juros, valor que poderá ser financiado, duração de contrato, dentre outras questões. Depois que escolher um banco você precisará conversar com o gerente e entender o que é necessário para que o dinheiro seja liberado para a compra.

Documentação

De início, você terá que apresentar as originais e cópias do CPF e RG, comprovante de estado civil e de renda (extrato bancários, holerites, declaração completa do imposto de renda do casal quando for o caso).

Se você trabalha por conta própria, poderá comprovar sua renda através da declaração do imposto de renda, do contrato de prestação de serviços, declaração do sindicato da categoria, recibos de pagamentos recebidos por prestação de serviços, ou uma declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos, feita por um contador.

Os trabalhadores rurais, diaristas, ambulantes, cabelereiros, dentre outros que não possuam conta em banco precisam preencher uma ficha de cadastro orientado pelo gerente que explicará quais os documentos serão necessários.

O valor das prestações não pode ultrapassar 30% da renda bruta familiar, e isso deverá ser comprovado para que o banco entenda que o comprador conseguirá pagar o financiamento.

Também é feita uma análise do cadastro da pessoa, para verificar se ela possui algum caso de inadimplência. São consultados o Serasa dentre outras fontes de acordo com as normas de cada instituição.

Se estiver tudo certo com a documentação e o cadastro, a liberação do crédito é aprovada e o cliente já pode comemorar. O período para o dinheiro ser liberado depende dos procedimentos de cada banco.

Avaliação do imóvel

Depois de aprovada a liberação do crédito, o banco enviará uma empresa, arquiteto ou engenheiro para avaliar o imóvel financiado e comprovar o seu valor. Em seguida, o banco faz um contrato para que o vendedor e o comprador assinem. Esse contrato será registrado em cartório e devolvido ao banco. Então o crédito é liberado e o vendedor recebe da instituição bancária o dinheiro da compra do imóvel. A partir daí o comprador começa a pagar as parcelas mensais para quitar sua dívida com o banco. A primeira parcela, geralmente, vence 30 dias depois da assinatura do contrato.

E aí? Decidiu se para o seu caso compensa fazer um financiamento? Entendeu o processo? Conta para a gente nos comentários e até o próximo post!

Deixe uma resposta

Quer saber mais? Receba nossa newsletter.